A Belga Marine reafirma o seu compromisso de apresentar, representar e entregar tecnologias de ponta aos seus clientes, contribuindo positivamente para o meio ambiente graças a um produto que ajuda a eliminar a poluição e manter os mares e oceanos limpos.
O PROJETO
O ano de 2023 começou bem para a Belga Marine, que realizou seu primeiro projeto em parceria com a Ocean Visuals AS, empresa norueguesa que fornece sistemas de sensores para detecção precoce de óleo e orgânicos na água.
Em poucas palavras, os sensores da Ocean Visuals fornecem identificação em tempo real da categoria e tipo de óleo (petróleo bruto, óleo hidráulico etc.) no local, sem a necessidade de amostras ou análises laboratoriais.
Como o óleo é intrinsecamente fluorescente e emite luz na faixa espectral azul-verde quando iluminado por luz ultravioleta, ele é facilmente distinguido de outras substâncias na água. Os sensores da Ocean Visual detectam e diferenciam várias matérias orgânicas no mar, como hidrocarbonetos, algas, CDOM, etc.
O projeto Ocean Visuals no Brasil que começou em 2019 foi interrompido devido à pandemia de COVID-19, mas continuou no final de 2022, e foi implementado e concluído em janeiro de 2023.
“Juntamente com o fabricante, a Belga Marine tinha a missão de realizar localmente uma instalação inédita. Nunca tivemos este tipo de equipamento instalado no Brasil, mas estamos satisfeitos que a instalação tenha sido realizada com sucesso e que agora tenhamos um cliente satisfeito, e um equipamento em pleno funcionamento instalado com o importante objetivo de contribuir para a preservação do meio ambiente marinho”, diz Denis Morais, gerente geral da Belga Marine.”
PROJETO EXTENSO ENVOLVENDO MÚLTIPLOS DEPARTAMENTOS
Vários departamentos da Belga Marine and Ocean Visuals estiveram envolvidos neste projeto. Inicialmente, o projeto partiu do nosso departamento comercial e contou com a participação do nosso Diretor de Desenvolvimento de Negócios, Alexandre Carvalho, e do Gerente Geral, Denis Morais, que estiveram diretamente envolvidos na negociação comercial com o cliente, juntamente com o CEO da Ocean Visuals, Christian Testman.
“A Ocean Visuals está satisfeita com o fato de nosso cliente estar operando com um sistema de detecção de óleo na água de última geração que possibilita detectar, verificar e classificar tipos de óleo em tempo real. Os primeiros meses de operação progrediram conforme planejado, com resultados claros da operação. O cliente agora está construindo um banco de dados de imagens de espectrograma sobre seus tipos de óleo conhecidos, que residirão dentro do sensor SEA OWL™️. É assim que eles realizarão o reconhecimento em tempo real do tipo de óleo, pois as amostras do mar são comparadas com o padrão de seu banco de dados. Nosso contato com a equipe de sensoriamento remoto forneceu feedback valioso sobre nosso serviço, como o desenvolvimento de um novo sistema de resfriamento de sensor para ambientes operacionais tropicais. Estamos satisfeitos que a Belga Marine nos represente localmente, tem sido importante devido à distância geográfica e ao idioma”, diz Christian Testman.”
As reuniões estratégicas e técnicas com o cliente foram nosso técnico Vitor Bernardo e três engenheiros de serviço da Oceans Visuals, que estiveram no Brasil para instalação e finalização do serviço.
“Participar da primeira instalação brasileira de um equipamento inovador que utiliza tecnologia avançada de laser para detecção de óleo é muito gratificante. É incrível o que esse sistema pode fazer e tão importante para a nossa indústria garantir a preservação do meio ambiente”, afirma Vitor Bernardo, Especialista Técnico III da Belga Marine.
A Analista Comercial da Belga Marine, Eduarda Schuengue, e o despachante Ultramar, foram de grande importância e apoio pelo envolvimento em trazer o sistema com sucesso para o Brasil. O processo de adequação à documentação e requisitos alfandegários pode ser cansativo, principalmente quando é a primeira vez que se importa um equipamento de tecnologia laser para o Brasil. No entanto, eles conseguiram importar os equipamentos diretamente da Estônia para o Brasil e trataram da entrega de acordo com o cliente.
“Foi uma experiência desafiadora por causa da burocracia. Trazer uma nova tecnologia de laser para o Brasil não é uma tarefa fácil, mas estou satisfeita com o nosso trabalho que garantiu o sucesso na importação e logística”, afirma Eduarda Schuengue, Analista Comercial da Belga Marine.
ENTENDA A TECNOLOGIA POR TRÁS DO OCEAN VISUALS OWL™ LiDAR
Os sistemas de sensores OWL™ LiDAR são usados para detecção e classificação em tempo real de óleo e compostos orgânicos, como algas no mar. Os sistemas de sensores fornecem coleta de dados em tempo real com os melhores sensores fotônicos da categoria e contextualizam dados aéreos, de superfície e submarinos para extrair insights. Eles também detectam moléculas de hidrocarbonetos até o nível de parte por milhão, PPM. No que diz respeito ao ar e acima da superfície da água, os sensores AIR OWL™, ELF OWL™ e SEA OWL™ podem detectar óleo (moléculas de hidrocarbonetos) a 3 metros de profundidade na coluna de água.
Esses sensores OWL™ usam lasers LiDAR de fluorescência induzida por laser hiperespectral para excitar moléculas de hidrocarbonetos que criam um espectro exclusivo para aquela amostra de medição específica. A amostra pode então ser comparada com uma biblioteca de amostras espectrais de tipo de óleo conhecido, permitindo a classificação em tempo real dessa amostra de tipo de óleo específico; eles operam no espectro invisível da luz ultravioleta e são seguros para os olhos operarem.
Mesmo com mais de 40 anos no mercado brasileiro e know-how empresarial consolidado, fazer parte de um projeto tão importante nos faz sentir únicos e orgulhosos de trabalhar com tanta eficiência e expertise. Este projeto permite-nos transmitir e garantir que o cliente deposita a sua confiança em nós, e a certeza de que faremos o nosso trabalho.
Para mais informações sobre Ocean Visuals, entre em contato conosco pelo e-mail: service@belgamarine.com.br