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Soluções

Navegação

    Os equipamentos de navegação são ferramentas essenciais utilizadas pelos navegadores e pilotos náuticos para facilitar e adequar sua operação às normas vigentes. O principal objetivo da navegação é determinar a localização atual e calcular a velocidade, direção e outras informações pertinentes necessárias para chegar ao porto ou destino pretendido.

    Desde a criação da IMCO, antiga IMO (International Maritime Organization), ela adotou os regulamentos globais existentes e introduziu um novo conjunto de medidas na forma de convenções, recomendações e outros dispositivos. Além disso, a IMO lançou inúmeras resoluções e códigos que abrangem uma ampla gama de tópicos, como diretrizes de navegação e critérios de desempenho para equipamentos de navegação e comunicação por rádio instalados em navios.

    A Belga Marine pode ajudá-lo a cumprir a regulamentação atual e melhorar o desempenho de suas embarcações. Confira abaixo nosso portfólio:

    Radar de Navegação

    Os radares marítimos são dispositivos eletrônicos instalados em embarcações que utilizam antenas de banda X ou banda S. Sua principal função é detectar outras embarcações e obstáculos terrestres na superfície da água ao redor, o que ajuda a fornecer informações essenciais como distância e direção para navegação, e evitar colisões. Os radares funcionam emitindo um feixe estreito de micro-ondas de uma antena rotativa, que varre a superfície da água ao redor do navio até o horizonte. Os alvos são detectados pelas microondas refletidas, e uma tela de exibição gera uma imagem dos arredores da embarcação. A presença de radar é crucial para uma navegação segura e conforme com as resoluções da IMO.

    Sistema de Identificação Automática (AIS)

    O Sistema de Identificação Automática (AIS) é um sistema de rastreamento que é utilizado em navios a uma curta distância da costa. Sua principal função é fornecer dados de identificação e posicionamento para outras embarcações e estações terrestres. O objetivo deste sistema é auxiliar na identificação de embarcações, facilitar o rastreamento de alvos, apoiar operações de busca e salvamento, simplificar a troca de informações e fornecer dados complementares para aumentar a consciência situacional, conforme estabelecido na Resolução A.1106(29) da IMO.

    Voyage Data Recorder (VDR e SVDR)

    De acordo com os regulamentos adotados no ano 2000, os navios de passageiros e outros navios com arqueação bruta igual ou superior a 3.000, construídos a partir de 1º de julho de 2002, são obrigados a transportar gravadores de dados de viagem (VDRs) para auxiliar nas investigações de acidentes. O VDR é um sistema de registro de dados, projetado para todas as embarcações que devem atender aos requisitos da Convenção Internacional para a Segurança da Vida Humana no Mar (SOLAS) estabelecidos pela resolução A.861(20) da IMO. 

    Este sistema coleta dados de vários sensores a bordo da embarcação, digitaliza, comprime e armazena as informações em uma unidade de armazenamento de proteção montada externamente. “S-VDR” significa “Gravador de Dados de Viagem Simplificado”

    Exibição de Carta Eletrônica e Sistema de Informação (ECDIS)

    O Electronic Chart Display and Information System (ECDIS) é um computador de navegação digital personalizado que oferece uma alternativa às tradicionais cartas em papel e atende aos requisitos da IMO. Este sistema armazena Cartas Eletrônicas de Navegação (ENCs) e/ou Raster Charts que apresentam todos os dados geográficos relevantes necessários para uma tripulação navegar em uma viagem. Em comparação com as ferramentas de navegação tradicionais, as cartas ECDIS geralmente integram dados mais abrangentes e automatizam uma série de funções anteriormente executadas manualmente.

    Girycompass e Piloto Automático

    Um giroscópio é uma ferramenta fundamental na navegação que emprega um disco de rotação rápida para utilizar a rotação da Terra para determinar a direção geográfica do planeta. Esta bússola não magnética é reconhecida como um dos sete métodos fundamentais para determinar o rumo de uma embarcação. Para veículos marítimos, os sinais direcionais do giroscópio são recebidos pelo sistema de piloto automático que gerencia automaticamente o leme para garantir uma navegação precisa. Ambos os equipamentos estão em conformidade com os regulamentos da IMO.

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