close
Marlin Stolmen SeaOwl

Sensor de Óleo, SEA OWL™, é testado pela Petrobras

Juntamente com a tripulação da Belga Marine, a Ocean Visuals realizou a instalação de um sistema de sensores SEA OWL™ para a Petrobras a bordo do Oil Spill Response Vessel (OSRV) Marlin Stolmen.

Belga Marine e OceanVisuals crew

Trabalhando em estreita colaboração com a equipe de Sensoriamento Remoto de P&D da Petrobras desde 2018, a Ocean Visuals projetou um sistema de sensores que incorpora a posição desejada do operador na detecção, verificação e classificação de óleo na água, em tempo real.

SeaOwl sensor

O equipamento foi instalado a bordo do Marlin Stolmen, embarcação de resposta a derramamento de óleo (OSRV) operada pelo Grupo Bravante no Brasil. A embarcação opera em campos offshore, no momento afretada pela Petrobras. O Centro de P&D da Petrobras (CENPES) possui um grupo que avalia e constrói novas tecnologias para segurança e meio ambiente, onde a Dra. Cristina Maria Bentz desenvolve pesquisas na área de sensoriamento remoto. Um dos focos é avaliar e criar ferramentas para detecção, verificação e classificação de óleo na água em tempo real, sem a necessidade de gerenciar amostras de água para envio a um laboratório.

CENPES

Para atingir esse objetivo, além dos testes de campo, está sendo construída uma biblioteca personalizada de óleos. A equipe da Ocean Visuals trabalha em estreita colaboração com a equipe de Sensoriamento Remoto da Petrobras e os treinou na aquisição de assinaturas espectrais de vários tipos de óleos conhecidos.

As assinaturas serão armazenadas em um banco de dados dentro do sensor lidar SEA OWL™ a bordo da embarcação. Uma vez que o sensor detecta uma combinação de moléculas de hidrocarbonetos na água, essa assinatura espectral é comparada com a assinatura residente no banco de dados. Dessa forma, a detecção, verificação e classificação do tipo de óleo em tempo real serão realizadas de forma autônoma. “Vemos muitos benefícios potenciais com o uso dessa tecnologia”, diz a Dra. Cristina Maria Bentz, da Petrobras P&D.

Primeiro, a economia de tempo e custos para verificar recursos suspeitos em tempo real, sem amostragem de óleo ou água, diminuiu os alarmes falsos. Segundo, a avaliação do tipo concentração e/ou espessura do óleo. E terceiro, a promissora detecção de óleo na coluna d’água até a profundidade de penetração do laser.

Copyright © 2020 Belga Marine Serviços de Eletrônica Naval Ltda. - Todos os direitos Reservados