Entrega recorde de 8 sistemas de detecção de derramamento de óleo para a Petrobras.
Em parceria com a Belga Marine, o Miros Group assinou recentemente um contrato para projeto e implementação de oito sistemas de detecção de derramamento de óleo (OSD) para a gigante do petróleo brasileira, Petrobras, no maior contrato de vigilância e resposta OSD baseado em radar de banda X do mundo até o momento.
O ponto de partida para esta entrega recorde foi o compromisso público assinado entre a Petrobras e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama, em fevereiro de 2018. No acordo a Petrobras de compromete a monitorar a descarga de óleo produzido na água e aprimorar seu sistema de detecção de óleo.
O acordo entre Petrobras e Ibama é indicativo de uma tendência em direção a requisitos ambientais mais rigorosos no setor offshore global. Felizmente, agora temos a tecnologia, o conhecimento e os incentivos para tornar a produção offshore de petróleo e gás mais limpa do que nunca.
Detecção eficaz de derramamento de óleo, um item essencial para o ambiente de O&G.
Embora a indústria offshore melhore consistentemente seus registros de segurança e incidentes, acidentes acontecem. No caso de um derramamento de óleo, o fator mais importante no sucesso da contenção é uma resposta imediata. Quanto mais rápido as equipes mais próximas se mobilizarem para conter um derramamento, maiores são as chances de uma limpeza bem-sucedida.
Para atingir esse objetivo, os sistemas de detecção devem ser confiáveis e precisos. Eles também devem executar sua tarefa com pouca ou nenhuma necessidade de manutenção ao longo da vida útil de um ativo. A combinação da detecção imediata de alta precisão com uma baixa taxa de alarmes falsos é chave para eficácia do sistema. O objetivo é otimizar e automatizar os esforços de resposta, reduzindo a necessidade de intervenção manual.
Saiba mais sobre o Grupo Miros.