As empresas Belga Marine e Miros, uma especialista global em oceanos, celebram a conquista de mais um importante contrato com a Petrobras para atualizar os seus atuais esforços de detecção de derramamento de óleo, reafirmando o sucesso dessa parceria.
Como parte do projeto de desenvolvimento, o sistema da Miros será atualizado e instalado com um complemento baseado na nuvem para o software de monitoramento, atualmente em uso no segmento offshore do Brasil, permitindo assim que os dados sejam partilhados em segurança com várias partes interessadas em tempo real.
A segurança do sistema fiável de deteção de derrames de óleo (OSDTM) da Miros será também reforçada com vista à sua implementação numa série de ativos offshore.
O contrato surgiu através da introdução de novas regras do regulador local, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o IBAMA, em torno da integridade dos alarmes e da monitorização do OSD. As diretrizes foram concebidas para garantir que as informações ou os alarmes do kit OSD offshore não possam ser adulterados.
Ao criar um caminho seguro de ponta a ponta, a informação pode fluir entre o software de monitoramento e as partes interessadas em terra, neste caso o operador e a autoridade ambiental como regulador.
A Miros é líder mundial em sistemas OSD, oferecendo aos clientes funcionalidades avançadas para detectar e seguir automaticamente os derramamentos de petróleo. Desde a sua introdução, mais de 250 sistemas Oil Spill Detection foram entregues a empresas petrolíferas, armadores e agências costeiras em todo o mundo.
A tecnologia – Solução IoT
O componente suplementar baseado na nuvem introduzido pela empresa no sistema de OSD existente, baseia-se na solução IoT comprovada da Miros. Essa solução IoT já demonstrou a sua eficácia ao fornecer um conjunto de serviços, e aplicações avançadas baseadas na nuvem que estão atualmente funcionando com sucesso nos setores de óleo e gás, energia eólica offshore e dos navios offshore em várias regiões. Miros e Belga Marine vão agora começar a trabalhar para modernizar o sistema OSD e simplificar o acesso à informação offshore, de modo a que os potenciais derramamentos possam ser resolvidos ainda mais rapidamente.
Marius Five Aarset, Diretor Executivo da Miros, afirmou:
“Estamos orgulhosos de continuar nosso relacionamento de longa data com a Petrobras e esperamos trabalhar com sua equipe, bem como com nossos amigos da Belga Marine, para fornecer essas atualizações cruciais para digitalizar as operações de monitoramento ambiental, aplicando soluções de IoT amplamente adotadas. É imperativo que a Petrobras possa monitorizar de forma eficaz e precisa os potenciais derrames de petróleo para que possa cumprir as obrigações ambientais estabelecidas pelo IBAMA e pelo governo brasileiro.”
“O crédito também deve ser dado ao IBAMA pela sua abordagem minuciosa da gestão ambiental e pelo seu trabalho para proteger as belas costas brasileiras. Outras regiões devem tomar nota destes esforços e sobre a Miros, esperamos ver a adoção generalizada de tais princípios para que a indústria do petróleo e do gás possa minimizar o seu impacto no ambiente.”
Alexandre de Carvalho, Chefe de Desenvolvimento de Negócios da Belga Marine, acrescentou:
“A atualização do sistema OSD da Petrobras é um passo significativo em direção à transformação digital e à evolução tecnológica. Este avanço visa garantir operações mais sustentáveis e transparentes, ao passo que aumenta a eficiência e a coordenação da resposta a emergência, em caso de incidente de derrame de petróleo, melhorando a capacidade do país de proteger sua costa deste tipo de evento.”
Clique aqui para saber mais e entender o início desse processo.